É possível ser alegre?




Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!
Filipenses 4:4
Há um tempo atrás escrevi um texto chamado “E o fruto do Espírito é tristeza” porque eu não entendia bem o que significaria ter como fruto de espírito a alegria. E, confesso, ainda não entendo como podemos ignorar tanto a tristeza como parte de nossa vida. Porém, em dias de dores, aonde a tristeza foi mais intensa e assoladora foi que entendi finalmente o significado tão profundo por trás dessa palavra boba, a alegria.
A bíblia nos traz uma contradição existencial muito dificil de se viver. Desde o início somos introduzidos a um ser humano falho, pecador, dependente, sugado pelo pó da existência que logo se vai. Esse ser nada sabe sobre si, está sempre pronto a morrer, dependendo da livre vontade de Deus que sequer nos consulta.
Isso é demasiadamente horrível. Não somos capazes de lidar com essa impotência. Esta teologia, extremamente niilista que chega até nós confronta nosso ego, nossa ilusão de que somos algo. Deixo aqui alguns versículos para pensarmos na alegria:

O Senhor é a minha força e o meu escudo;
nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
Meu coração exulta de alegria,
e com o meu cântico lhe darei graças.
Salmos 28:7

Devolve-me a alegria da tua salvação
e sustenta-me
com um espírito pronto a obedecer.
Salmos 51:12

Portanto, vá, coma com prazer a sua comi­da e beba o seu vinho de coração alegre, pois Deus já se agradou do que você faz.
Eclesiastes 9:7

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.
Romanos 15:13

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
Romanos 14:17

Deus nos abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força

O que aprendi de minha crise espiritual de 2021 – Ou sobre um Jesus fora do presépio.

Os tímidos herdarão o Reino dos Céus