Verdadeiro amor




Pregação (11/11)

Boa noite, queridos, gostaria que abríssemos nossa bíblia em Filipenses 1.9-11.

Esse texto, muito belo, pode ser lido de muitas formas. Podemos pensar na igreja em Felipos, a qual Paulo estava preso e foi torturado e, mesmo nesse estado, escreveu estas palavras para inspirar a igreja. Essa é uma leitura linda e sugiro que todos façam o esforço de ler a bíblia por conta própria e degustem esse livro, talvez para começar.
Mas meu objetivo é outro, eu quero que a gente possa entender com mais plenitude essa mensagem escrita por Paulo, fazendo um paralelo com um texto dos evangelhos que está em Marcos 14.3-9.

Existe uma teoria que eu gosto que diz que, provavelmente, Paulo foi contemporâneo de Jesus, por motivos de idades, pensamentos etc. E, apesar de saber que Paulo não tinha acesso ao evangelho e essa não era uma questão para ele, o fato de entendermos Paulo a partir de cristo é crucial na nossa fé, é o que chamamos de chave de leitura. Ler a bíblia por Jesus.

E no paralelo desses dois textos – um narrativo e outro em carta – eu vejo uma beleza que me faz entender melhor a Cristo e a Paulo. Gostaria então de elencar alguns temas que me despertam nesses textos
·       
     O amor

Na história do evangelho vemos um exemplo muito claro do que significa um amor que aumenta mais e mais. Quando estamos apaixonados, nos derretemos ao lado da pessoa amada, gastamos dinheiro comprando o melhor, perdemos as vezes a noção de gasto, de universo, de política, de tudo, apenas fazemos. E, no caso, nós temos dois exemplos bíblicos que diz isso para nós: que o amor aumente mais e mais. Não pense muito, apenas ame. Ame intensamente, apenas ame.
·       
     Pleno conhecimento

Aqui, quando Paulo fala de conhecimento, é de conhecer de fato com o que estava se lidando. E eu vejo uma mulher que, apesar de muito intensa em seu sentimento em seu amor, ela sabia de quem estava se tratando. Jesus diz que ela antecipou a unção de sua sepultura, logo, ela sentia que estava de fato frente a frente com o Filho de Deus. Ela sabia das profecias de Isaías de que o Messias ia morrer e sabia que naquele momento era o momento de engrandecer o Messias. E, nesse aspecto, os apóstolos podiam até saber, mas não tinham a segunda característica principal para entender o amor.
·       
     Percepção

A percepção, discernimento, e outras palavras encontradas na bíblia se referem ao dom espiritual que anda ao lado do dom de maestria: capacidade de realmente entender, de captar pequenos detalhes que separam, por exemplo, a justiça da injustiça. Afinal, era justo num momento de extrema pobreza e exploração do povo judeu uma mulher simplesmente desperdiçar perfume? Era bom fazer um gesto de ostentação para o Cristo que nunca quis ser servido?

E nesse aspecto a percepção faz toda a diferença. Para ter ideia, na psicologia, nós temos uma disciplina chamada percepção a qual estudamos por um ano a construção de como percebemos o mundo. Por exemplo, duas bolinhas que aparecem uma seguida da outra no nosso cérebro sempre nos faz achar que tem um movimento. Isso é, dois fatores próximos consecutivos sempre vão parentar ter a ver com o outro. Como, seu marido pegou o telefone de uma mulher bonita e nos dias seguintes olhou muito o celular. Podem ter nada a ver, mas a conclusão automática do nosso cérebro é associar. 

E a percepção é a capacidade de separar, de analisar, de separar a alma do espírito, como a bíblia fala. Algumas coisas de percepção nós podemos treinar, mas outras são espirituais mesmos.
·      
          Coisas excelentes

E isso nos fará produzir coisas excelentes. Para os discípulos, sem discernimento nem conhecimento profundo das profecias, o melhor seria vender, dar aos pobres. O discernimento e o conhecimento são o que vão nos fazer coisas excelentes.

Outro valor que a gente vê na carta de Paulo é como vamos estar quando vier a vinda de Deus e percebemos algumas sugestões de cristo para estarmos discernindo e aprendendo.
·       
     A sinceridade

A mulher era tão sincera em querer que Jesus ficasse o mais feliz possível que quebrou o vaso e simplesmente derramou em Cristo, sem pedir licença. Essa sinceridade, todavia, não tinha nos discípulos. Eles murmuravam contra ela, como a gente vê em muitas outras vezes quando mulheres tentam se aproximar de Cristo para receber um milagre ou mesmo quando as mulheres falam da ressurreição de Cristo. Eles não eram sinceros no desejo de cuidado dos pobres, eles estavam menosprezando que uma mulher pudesse estar tão próxima de Cristo. E, nesse aspecto, vemos em Paulo a outra sugestão ao povo de filipo era deles serem inculpáveis.
·      
          Inculpáveis

Jesus não fica de meio termo com os discípulos, “poxa, feriu a masculinidade dos meus amigos mais próximos”, “não, mulher, meus Brothers primeiro”, “sabe, mulher, de fato, você tá sendo muito impulsiva, parece louca”. Nada. Jesus os repreende, diz que quem tava fazendo a boa ação era ela, que ela teve o discernimento e não só isso ainda disse que sua história seria contada por todo mundo, e não em memória de Cristo, mas em memória dela.

·        Verdadeira Justiça

Isso demonstra que ela teve discernimento do que era de verdade justiça naquele momento. Ela era marginalizada, ela sabia que os marginalizados – que é a mesma palavra de pobres – precisavam de ajuda. Mas o que é de fato justo não é o que eu acho, mas o que é justo, mediante Jesus Cristo, como vemos aqui na carta de Paulo.
·       
     Verdadeira glória

E isso demonstra também quem de fato seria glorificado. Ela não fez esse ato esperando aparecer nos evangelhos para todo o sempre e ganhar pedrinha na coroa. Ela fez isso para profetizar que Jesus iria ressuscitar, que o corpo precisava ser cuidado porque Jesus ia voltar depois da morte. Era a Glória dele e o louvor dele. Enquanto os discípulos, talvez na maior boa vontade, não estavam perante Jesus buscando a glória do Cristo. Não havia sinceridade, falta de culpa, discernimento e conhecimento real das escrituras.

Assim, podemos fazer esta oração que Paulo faz novamente, nos atentando em nossos erros e buscando retornarmos no caminho de Cristo. (reler Fl 1.9-11)


Deus os abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força

O que aprendi de minha crise espiritual de 2021 – Ou sobre um Jesus fora do presépio.

Os tímidos herdarão o Reino dos Céus