Como me mobilizar?




Estudo do livro de Esdras

Antes de tudo, sobre o livro. Esdras significa Auxiliador, Ajudador. É o segundo grande líder de libertar o povo hebraico, saindo do domínio dos Babilônicos. O primeiro foi o príncipe Sesbazar.  Ele, junto com Neemias, seria um livro só na bíblia hebraica. Neemias seria a continuação de Esdras. Ele seria um sumo sacerdote ou um escriba e foi chamado por Ciro que foi chamado para libertar o povo de Israel (Jeremias havia profetizado mesmo cita Ciro como se fosse um messias, um libertador). Data da época de 539-530 a.c  como livro histórico.

Sendo movido para servir.

Motivação voltou a moda com o coach. Motivação é uma das áreas da psicologia que é definida como a força que nos impulsiona. Trabalhamos formas de a impulsionar, mas não existe formula mágica. Maslow diz que nossas motivações são por uma escala de necessidades sociais, a psicanálise por nossa libido e pulsão de vida/morte; as terapias comportamentais por reprogramação cognitiva, enfim. Não existe uma fórmula. A motivação passa por 3 momentos: Ativação (início); Persistência (direção de esforço); Intensidade (foco de sustentação). No capítulo Esdras 1.1-4 percebemos a concretização de uma oração, de uma espécie de milagre. Ver coisas sobrenaturais acontecendo são como uma ativação. Algumas barreiras boicotam nossas forças para servir.

1)Medo
Podemos ver a partir de Esdras 3.1-6. A nossa sociedade é baseada no medo, o medo é um dos maiores controles sociais. Especialmente na situação que vivemos hoje no Rio de Janeiro, nossas vidas são conduzidos pelo medo. Andamos pela rua dependendo de quanto medo temos. Vamos sozinhos ou acompanhados dependendo do nosso medo. E esse medo afeta principalmente mulheres, negras e negros, pobres, que são maiores vítimas das violências. Dica bíblica: se você tem medo, vai com medo. Esteja junto de pessoas que estão no mesmo espírito (1.5-6), estar com serve a Deus nos dá persistência.

2) Comparações
Levantemos os versículos de Esdras 3.12 e 13. Os mais velhos choravam porque tinham visto como era o templo antigamente e viram o como atual era pequeno. O que fazer com nossos pensamentos de comparação? A psicologia propõe duas formas de lidar com esses sentimentos: constranger ou os esquecer. Os dois nos fazem perceber o quanto muitos dos nossos pensamentos podem ser sementes ruins para nossa cabeça. O pior desses pensamentos: é que eles são bloqueios em vez de impulsores. Dica bíblica para vencer isso: se apeguem na gratidão (Esdras 3.11)

3)Não ser de nosso jeito.
Observemos o texto de Esdras 4.1- 4 e 24. Para a obra do templo precisava ser um povo específico, escolhido por Deus como prescrito desde a fundação com Salomão. Samaria servia o Deus altíssimo e se propôs ajudar, querendo servir, mas não do jeito de Deus. Esse povo, estava em um processo antigo de mistura com outras divindades, mas, mais do que isso, estava perdendo o parâmetro de Deus quer e o cultuando como desejavam. Sobre a frustração de não ser do seu jeito  pode nutrir sentimentos terríveis como a inveja e o desejo do mal para o trabalho, como é o caso do texto bíblico. Isso bloqueou o trabalho do Senhor por anos. Dica bíblica para vencer isso: se apegue no que está escrito e no que Deus já havia prometido. Não na nossa cabeça, mas da sua palavra. Esdras 5;1-3 e 17; 6.6-12.

4) Assim, lembremos:
No medo, juntar com pessoas que estão no mesmo serviço
Na comparação, ser grato pelo agora.
Nas coisas não do nosso jeito, se apegue ao que Deus tá dizendo.
Desse modo, enchemos dessas características. Todo revolucionário é movido por um grande sentimento de amor (Che Guevara)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força

O que aprendi de minha crise espiritual de 2021 – Ou sobre um Jesus fora do presépio.

Os tímidos herdarão o Reino dos Céus