Sinais de Jonas (Pregação)

 


O Sinal de Jonas: Mateus 12:38-41, Lc 11.29-32


    “Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti". Ele respondeu: "Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.”

    “E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.”

Sempre quando falamos sobre a relação de Jonas e Jesus, vem logo o sinal de Jonas e, ao lembrarmos do sinal de Jonas, sempre falamos sobre o ressurgir de Jonas, que foi até a barriga do peixe e voltou. De fato, essa é uma comparação possível, mas eu quero falar sobre o sinal da conversão.

O que vocês lembram da história de Jonas?

·        Curiosidade: é um livro que não tem NENHUMA mulher citada. Fala de ovelha, boi, mas não fala de mulher. É um livro bem masculino em vários sentidos.  

·        Era filho de Amitai que significa minha verdade.

·        Era um homem com a capacidade de ouvir a palavra do Senhor, mas na hora H, fingia que não era com ele. Fugiu da responsabilidade.

·   Fez uma viagem em “navio de tarsis”, para “tarsis” que na linguagem coloquial significa “lá na conxixina, onde judas perdeu as botas”. Era sinal de viagens longas, pois tarsis era na espanha.

·        Relaxa na hora que os outros estão sofrendo, como se não fosse culpa dele. Somente quando a situação fica caótica, ele se coloca.

·        Jonas somente hora na hora do total desespero dentro de um peixe.

·        Há quem diga que Nínive adorava um Deus peixe e por isso creu quando Jonas chegou.

·        Fora isso, o livro não fala qual era o pecado dos ninivitas, mas fala muito dos erros do profeta, tanto que Jesus não fala de conversão de Jonas.

·        O povo se arrependeu em 3 dias de pregação, entrando em jejum e mudança.

·        Deus não destruiu ninive e Jonas ficou revoltado, culpando Deus e mostrando que no fundo ele não estava fugindo de falar a mensagem, estava fugindo de ver as pessoas se transformando.

·        Jonas fica irado e o livro termina com uma pergunta:

·        Mas o Senhor lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? “ – Jonas 4:10,11

 

Aqui eu quero deixar 3 lições para a gente como igreja.

1.      Cristo basta, não precisamos de maiores sinais. A mensagem é suficiente, simplesmente precisamos cumprí-la. Precisamos entender que em Cristo é que temos plenitude. Não precisamos de milagres, de nada. Clamamos pelo fim da pandemia, por grandes transformações do mundo, mas a gente não precisa disso. Vou dar o exemplo das 4 leis espirituais.  Precisamos crer nos sinais que já temos.

Após apresentar as 4 leis, você convida a pessoa a deixar Jesus entrar em sua vida a partir de uma oração de fé, Deus entra na sua vida e ele não fica saindo aleatoriamente, segundo apocalipse 3:20. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” E em 1 Jo 5.11-13 : “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.”

2.      A gente não precisa de sinais, precisamos de atitudes.  O sinal de Jonas é menos sobre Jonas e mais sobre o que ele conseguiu fazer com o poder de Deus. Já temos a mensagem, ela basta e agora? “Ah, mas eu não recebi um calor especial, um dom de línguas, uma revelação”. Não precisa.

“Se me amais, guardai os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” - João 14:15,21

A palavra guardar não é uma ação passiva. Em grego o termo é τηρέω (téreó), que pode ter vários significados: continuar, ter em custódia, cuidar de algo, ter algo em sua observância, preservar, segurar firme. Uma ação, que demostre o amor.

Amar Jesus significa se parecer com Cristo, racionalmente viver ao seu lado e o imitar, independente se a gente o sente ou não, independente se ele é como a gente quer ou não. Para além de sentir, além de dizer, aquele que guarda os mandamentos.  Você pode amar Jesus, mas você realmente o ama como Ele quer, isso é, se parecendo com ele? Ou você ama do jeito que você quer, isso é, um sentimento gostoso. Jesus não é um sentimento legal, Jesus é uma pessoa que nos salvou e apartir disso a gente tem um compromisso de vida. Jesus não é algo que você fala, mas é alguém que você vive com. Por isso eu entendo realmente o termo pecado como errar o alvo. O alvo é ser parecido com Jesus, então mesmo que você faça tudo certinho pode ser que você não se pareça com Jesus. Jesus tinha um compromisso com o Reino, com a missão, com as pessoas, com o seu sacrifício. Então se algo te afasta disso, é pecado. Pode ser que fazer nada seja pecado nessa situação. Pode ser que assistir série seja pecado se te afasta do compromisso com o Reino. Pode ser que a sua igreja pode ser seu pecado se ela se afasta de se preocupar com as pessoas. Então precisamos de atitudes iguais a de Jesus.

3.      Precisamos vencer nossos preconceitos. O sinal de Jonas é sobre a redenção de todos que se prostram frente a Deus. Ele cita a rainha do sul, que era de outra experiencia religiosa, cita os ninivitas. E quando vemos o livro de Jonas podemos ter muita clareza que lidar com os estereótipos que temos é bem difícil de reestruturar. Não sabemos se de fato Jonas terminou a vida amando os ninivitas. Mas a sua contrição a Deus no final o fez ter que lidar com esse preconceito.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

“Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus.” Mateus 8.11

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37

Seu preconceito mais difícil pode ser o machismo, o racismo, a lgbtfobia, mas pode ser que seja acreditar que as pessoas possam ser diferentes do que você imagina. Pode ser perdoar um conhecido, um ex amigo, um ex irmão de fé. Pode ser crer que alguém possa ser mais ou melhor do que você imagine.

“Com toda a certeza vos afirmo: Em todos os lugares do mundo, onde este evangelho for pregado, igualmente será contado o que essa mulher realizou, como um memorial a ela” - Mateus 26.13

Rico e o Lázaro, filho pródigo, maria madalena, mulher samaritana, mulher adultera, ladrão da cruz etc. Ou mesmo nossos queridos: o assassino Moisés, o enganador Jacó, o péssimo pai, adultero, assassino e ganancioso Davi, o perseguidor Paulo etc.

O sinal é que todos nós, em Cristo, temos o reino dos céus. Então resumindo:

1.      Jesus é o sinal que basta

2.      Precisamos mostrar com atitudes

3.      Devemos vencer preconceitos.

Deus nos abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força

O que aprendi de minha crise espiritual de 2021 – Ou sobre um Jesus fora do presépio.

Os tímidos herdarão o Reino dos Céus