Encontros entre Tamar e Raabe




(Debate realizado no grupo As Madalenas da Nossa Igreja Brasileira)

Gênesis 38. 1-30 e Josué 2 
Tamar 
Seus maridos foram mortos pelos seus pecados e não por causa de Tamar.Judá filho de Jacó. Primeiro marido Er, mas ele tinha uma vida perversa. Onã não quis dar filho a Tamar, então morreu. Tamar então teve dois filhos: Peres e Zera, como esaú e Jacó. 
Em Gênesis 38, abre-se um parêntese na história de José logo após sua venda aos mercadores de escravos (capítulo 37) para contar sobre o paradeiro de seu irmão Judá. Por que Judá saiu da casa dos irmãos (v.1)? 
Primeiro filho de Judá com sua esposa cananita (filha de Sua) e neto de Jacó (Gn 38.3- 7,12; 46.12; Nm 26.19; 1 Cr 2.3) se chamou Er. Seu pai arranjou-lhe uma esposa chamada Tamar. A Bíblia nada diz sobre Er, exceto que “era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou” (v. 7). Maiores detalhes são dados sobre o pecado de seu irmão Onã, mas parece que a maioria dos membros da família havia rejeitado o Senhor e se envolvido na cultura e religião dos cananeus. Gênesis 38 é um capítulo triste, que registra os pecados de Judá e de sua família. 
Segundo a lei do levirato (Dt 25. 5-10), em caso de morte do marido, era responsabilidade do irmão perpetuar a linhagem do falecido e amparar a viúva financeiramente. Além disso, as relações deviam ser apenas com o propósito de gerar herdeiros. Por que há uma resistência de Onã em cumprir essa lei? Há objetificação* de Tamar por parte de Onã? 
Após a morte dos dois filhos pelas mãos de Deus, Judá tenta evitar que Tamar cumpra a lei casando com o filho mais novo, “para que porventura não morra também este”. Há uma culpabilização da mulher nessa atitude? Essa atitude é diferente do que se vê atualmente, principalmente em casos de violência sexual? 
Tamar se vê obrigada a voltar para a casa dos pais (v.11). Como você acha que ela se sentiu durante esse período? O que ela devia estar pensando sobre a casa de Judá? 
Outra forma de que se cumprisse a lei do levirato era concebendo do pai do falecido; entretanto Judá não parecia se lembrar dessa possibilidade. Enquanto isso, Tamar assistia de longe a negação quanto ao seu direito enquanto matriarca de uma das linhagens mais importantes de Israel. Após a morte da sogra, qual a estratégia de Tamar? Como se deram as negociações? Por que Tamar coagiu Judá a dar um penhor (objetos de identificação dos homens de posição da época, símbolos de poder e autoridade) enquanto não recebia o cabrito prometido? 
Aos 3 meses da gestação de Tamar os boatos já haviam se espalhado: “adulterou, e eis que está grávida do adultério” (v. 24). Seria “Adultério” o nome do pai da criança? Como essa primeira notícia é recebida por Judá? Por que a questão da honra agora não é mais indiferente para ele? 
Quais as implicações do “teste de DNA” entregado por Tamar à Judá? O que a constatação “Mais justa é ela do que eu” significa nesse contexto? 
No livro de Rute, Tamar é citada como exemplo de boa casa “Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá...” (Rt 4.12.) Em Mateus 1. 3, 16 lê-se: “E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; (...) E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.”. O que podemos pensar sobre o papel de Tamar no DNA da salvação e o plano perfeito de Deus para a vinda do Messias? 
Selá – foi para o egito com o avô Jacó Gn 46.12 Peres também foi para o Egito e foi escravizado. 
Etã - Seu neto ficou conhecido pela sabedoria e teve um salmo relacionado a ele. . Um dos descendentes de Judá e pai de Jezreel (1 Cr 4.3)2. 2. Conhecido como Etã, o ezraíta, era famoso por sua sabedoria. E mencionado numa passagem que engrandece o extraordinário conhecimento dado por Deus ao rei Salomão. Por meio da comparação com a sabedoria de Etã e de outros homens da época, o conhecimento de Salomão foi considerado ainda maior do que o de todos eles juntos(l Rs 4.31). O Salmo 89 é creditado a ele. 3. Neto de Judá e Tamar e um dos cinco filhos de Zerá. Seu filho chamava-se Azarias (1 Cr 2.6-8). 4. Filho de Zima, da tribo de Levi, serviu no ministério do Tabemáculo no reinado de Davi (1 Cr 6.42). 
Todos os filhos viraram líderes de Clãs. 
Raabe: 
Morava em Jericó, foi ameaçada pelo rei, falou que os homens tinham ido correndo, mas ela os escondeu no terraço, nos linhos. Toda a cidade sabia quem eram os israelitas e suas histórias, sabendo do Deus deles. Ela pede para que sejam bom para a família dela e não para si. Deu dica deles irem para a montanha. “Amarrar cordão vermelho na janela” como marca da Páscoa. Confirmação da terra foi dada por Raabe 
Quantas vezes você já foi subestimada? E quantas vezes já foi subestimada apenas por ser mulher? 
Viver em um mundo onde somos rodeadas por padrões e comparações pode ser extremamente difícil. “Mulher deve ser assim”, “mães perfeitas agem de determinadas formas”, “você está acima do peso”. Por diversas vezes, deixamos que a nossa vida seja ditada por coisas que dizem e pensam a respeito de nós, e esquecemos de ouvir aquilo que Deus tem a dizer sobre quem somos. 
Raabe foi uma mulher considerada sem valor para a sociedade em que vivia. Além de ser mulher, o que já diminuía consideravelmente a sua importância social, ela era prostituta: duas condições que faziam com que ela não fosse “valiosa” aos olhos humanos. Porém, mesmo sendo marginalizada e reprimida por quem a rodeava, Raabe decidiu fechar os ouvidos para os que a menosprezavam e acreditou nos sonhos que Deus havia planejado para a sua vida. Vamos ler a história dessa mulher inspiradora? 
Raabe foi uma mulher ousada. Além de ser uma mulher de fé, como sempre é retratada, ela foi uma mulher que desafiou as autoridades de sua época para lutar pelo que acreditava e para agir com compaixão e misericórdia. Na conquista da Terra Prometida, os israelitas foram levados até Jericó, e, para que pudessem invadir a cidade, foram até a casa de Raabe 
para se esconder. Sendo questionada sobre a presença dos espias em Jericó, Raabe decidiu fazer o que o seu coração mandava, obedecendo àquele a quem ela acreditava ser o verdadeiro Deus. Mesmo correndo risco de morte por mentir para o Rei de Jericó, ela ajudou o povo de Israel, auxiliando-os a derrubarem, mais tarde, a cidade de Jericó. Js. 9.9-10. 
Raabe fecha os olhos para a sociedade que não a valorizava e abre os ouvidos a quem valorizava a ela. 
Por sua história e seu contexto de vida, ela poderia ter ignorado os planos de Deus para sua vida, acreditando que seria incapaz de cumprir o seu chamado, mas Raabe decidiu acreditar num Deus que a valorizava. Fechando os ouvidos para uma sociedade que a diminuía, ela abriu os ouvidos para aquEle que a havia chamado, encheu-se de coragem e ousadia, para enfrentar as lideranças da sua época, protegendo os espias israelitas e, com muita fé e destreza, salvou, além da sua vida, a de sua família. Js. 6. 22-25 
Após Jericó ter sido destruída, a heroína da nossa história passou a viver junto com os israelitas. Mas não para por aí: a fé e a coragem de Raabe foram tão grandes, que a sua história marcou gerações. 
Em Mateus 1.5, genealogia de Jesus. Em Hebreus 11:31, vemos a fé de Raabe ser exaltada, na galeria dos “Heróis da Fé”: Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias; E por último, Tiago fala em seu livro sobre a importância das obras de Raabe, que fizeram com que ela fosse justificada. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? – Tiago 2:25. 
Na literatura rabínica, Raabe é considerada um instrumento de Deus e ascende muitos sacerdotes e profetas. Tiveram várias tentativas de limpar o registro do passado de Raabe, como se ela fosse uma hospedeira ou mesmo no Targum, que são comentários e traduções em aramaico, quem não cresceu com o hebraico como língua mãe. Esse documento compilou história de Israel desde o segundo templo até o idade média, ela seria vendedora de alimentos. 
Raabe acolheu, ela agiu em conformidade de sua fé, houve exibição da gentileza na fé de raabe. Isso lhe poupou a vida, mas também o caráter. Raabe era uma pecadora comum, mas teve sua fé confessa. Josué 2.8-11. Mediante sua fé, foi preservada toda sua família. Ela se tornou bisavó do Rei Davi. 
O que podemos aprender com Raabe, vai além da fé: com a história dessa mulher, aprendemos sobre misericórdia, ousadia, amor e temor ao Senhor, mas, principalmente, aprendemos a ouvir a voz Daquele que nos chamou, que acredita em nosso potencial e em nosso valor e que quer nos usar independente de nossos pecados, de nosso contexto social ou das dificuldades que enfrentamos. Que sejamos como Raabe, exercendo com ousadia o nosso chamado e cumprindo a vontade Daquele que nos enviou. 
Encontros entre Tamar e Raabe: 

Tamar teve os filhos com judá, o sogro. Peres foi pai de Esron que foi pai de Arão. Arão foi pai de Amnadabe, que foi pai de Nassom (cunhado de Arão, que foi junto com moisés), que foi pai de Salmon, que casou com Raabe. 6 gerações entre uma e outra. E Raabe vai ter um filho, chamado Boaz que casa com Rute. Isso é, segunda sogra de Rute. 
Encontros ruins: Acã - Um dos cinco filhos de Zerá e neto de Judá e Tamar (1 Cr 2.6). Quando os israelitas finalmente entraram na terra de Canaã, sob a liderança de Josué, a primeira cidade que capturaram e destruíram foi Jerico (veja Raabe). Deus então determinou que nada tomassem para si do espólio. No entanto, Acã, neto de Zinri, desobedeceu à esta ordem e foi apedrejado (Js 7.1,24-26). A violação da “aliança do Senhor”, mesmo naqueles primeiros estágios da ocupação de Canaã, era considerada algo muito sério. Apesar de Deus ter dito qual era a gravidade de tal pecado (a violação da aliança), repetidamente os israelitas fizeram isso e foram severamente castigados pelo Senhor. “Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá” (Rt 4.12). – benção dada a Rute e Boaz. Na genealogia de Davi, Peres é o primeiro a ser mencionado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Força

O que aprendi de minha crise espiritual de 2021 – Ou sobre um Jesus fora do presépio.

Os tímidos herdarão o Reino dos Céus